O senador Tasso Jereissati (PSDB) defende que o Governo Federal “corte na carne” e faça uma amplo ajuste na máquina pública, com a redução de gastos. Nesta terça-feira, durante audiência com o Ministro da Fazenda Joaquim Levy na Comissão de Assuntos Econômioco, ele sugeriu que o Governo reduza o número de Ministérios, de cargos comissionados e de consulados e embaixadas, como forma de “dar o exemplo”, diante da crise econômica.
Quando é necessário fazer um ajuste fiscal, o exemplo é fundamental. O que a gente não vê é corte na carne. Daria três sugestões para dizer, na verdade o que é corte na carne: Corte de 39 para 20 ministérios, corte de cargos comissionados pela metade e cortar embaixadas e consulados inúteis que gastam uma fortuna e não rendem absolutamente nada de positivo para a política estratégica ou comercial brasileira, disse ele ao avaliar a situação do Governo Federal.
Durante a reunião, além de analisar a política econômica e a necessidade de cortes do Governo, o Senador destacou o papel do Ministro Levy e sua responsabilidade na condução da “credibilidade do Brasil”.
A credibilidade das propostas , a credibilidade de se aderir ao programa de ajuste fiscal está concentrada em Vossa Excelência. O que é uma carga de responsabilidade muito difícil de carregar, afirmou ele ao questionar a política econômica.