O Senado Federal aprovou, nesta noite (12), o Projeto de Lei que estabelece benefícios trabalhistas, previdenciários e trata da formação profissional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias.
Reconhecidamente um programa essencial no sistema de saúde pública, o projeto Agentes de Saúde foi criado em 1987, durante a primeira gestão do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) no Governo do Ceará, e foi premiado pela ONU pelo papel fundamental que teve na redução dos níveis de mortalidade infantil no Estado. O desempenho e os benefícios que trouxe à população cearense fez com que o programa fosse expandido para todo o país, em 1990.
A senadora Lúcia Vânia (PSB-GO), ao cumprimentar o Senador Tasso Jereissati, ressaltou a importância do programa: “Eu não tenho dúvida de que foi um dos melhores programas sociais que nós já vimos neste País”, disse.
Já o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) destacou que se o país tivesse dado prioridade máxima aos agentes de saúde ao longo do tempo, como o senador Tasso Jereissati mostrou durante seu governo, a situação seria outra no Brasil. “O caminho é este, é a prevenção, chegando ali no local, em vez da hospitalização caríssima e que termina apropriando o serviço de saúde pelas corporações, que não dão o resultado necessário”, disse.
Para Tasso, “a aprovação desta matéria, que agora vai à sanção, é uma vitória para todo o Brasil”.