Tasso Jereissati – Governo desrespeita Lei de Responsabilidade Fiscal com "pedaladas" e aumento de despesas
Governo desrespeita Lei de Responsabilidade Fiscal com “pedaladas” e aumento de despesas
Em 2014, o governo desrespeitou a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e aumentou despesas não obrigatórias por causa das eleições. A conclusão foi do procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Júlio de Oliveira, em audiência pública promovida pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. De acordo com o procurador, até agosto do ano passado, o governo não se comportou de modo coerente com a realidade da arrecadação e despesa, ferindo as regras da LRF. Segundo ele, “viveu-se um momento de fantasia” e, após a eleição, veio a realidade. Somente após as eleições as metas foram ajustadas para o que de fato estava ocorrendo na economia.
Para Tasso Jereissati (PSDB-CE), um dos autores do requerimento que motivou a audiência pública, não há dúvida de que todas as correções tentadas pelo governo nos rumos da economia e das finanças públicas só ocorreram após as eleições.
“O governo desrespeitou a LRF ao usar bancos oficiais para financiamento de interesse próprio, com efeitos eleitorais”, disse o Senador.