Governador do estado por três mandatos, o empresário e descendente de libanês, é também um político de grande destaque no cenário nacional
Tasso Ribeiro Jereissati nasceu em Fortaleza, em 15 de dezembro de 1948. Fez o curso primário e secundário no estado do Rio de Janeiro, formando-se em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Hoje, ele controla um dos maiores grupos privados do país, com a holding Calila (homenagem ao seu pai, Carlos Jereissati) que mantém expressiva participação nos setores de shopping centers, bebidas e comunicações. Tasso é casado com Renata Queiroz Jereissati, com quem teve quatro filhos: Joana, Natalia, Carla e André.
Tão empreendedor quanto o irmão Carlos Francisco no campo empresarial, Tasso também cumpriu, com galhardia e eficiência, a difícil missão de mudar a face do seu estado natal, o Ceará. Seu pai, Carlos Jereissati, tem origem libanesa e foi deputado federal(1955-1963) e senador(1963) pelo Ceará. “Sinto-me feliz pelos meus laços libaneses de família, povo que se destaca pelo espírito empreendedor, e pelo potencial crescente de intercâmbio econômico e cultural entre o Brasil e o Líbano”, afirma Tasso Jereissati.
Na política,tudo começou com a campanha de mudancismo desencadeada por uma plêiade de jovens empresários do Centro Industrial do Ceará (CIC), do qual Tasso foi presidente. No período das eleições estaduais de 1986, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) abraçou a candidatura do jovem Tasso Jereissati para governador do Ceará.
A expressiva quantidade de votos sufragados em sua primeira eleição para governador, naquela memorável campanha, foi o aval para a execução de seu revolucionário programa de governo, mudando substancialmente o sistema de administração até então vigente no estado. Ao assumir o cargo, tornou-se o primeiro governador de origem libanesa, chefe de governo do Ceará.
A reforma do estado com o equilíbrio das contas, a modernização da gestão pública, seguida da implantação de uma infraestrutura, e a efetiva industrialização do Ceará ajudaram a criar milhares de empregos no Ceará durante seus governos. Com a consolidação do Projeto de Mudanças, criou o Plano de Desenvolvimento Sustentável, que possibilitou a garantia de um conjunto de ações e projetos, fundamentais para a melhoria da qualidade de vida dos cearenses. Como consequência, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) durante o seus governos, segundo o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a ONU (Organização das Nações Unidas), aumentou substancialmente.
Em 1994, reeleito para seu segundo mandato, governou por um período não menos produtivo que o primeiro. Tasso implantou numerosas obras e serviços, tais como: Porto do Pecém, Aeroporto Internacional de Fortaleza, Açude Castanhão, Centro Cultural Dragão do Mar, Canal da Integração, Nova Jaguribara, Projeto São José, Projeto Sanear I e II, dentre outras. Em 1998, elegeu-se governador pela terceira vez. Foi também presidente nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) nacional por duas vezes.
Foi eleito senador da República, em 2002, transformando-se em grande liderança da oposição. Teve destacada atuação em temas como segurança pública, desenvolvimento regional e combate à corrupção. Em 2014, foi eleito para o segundo mandato de Senador pelo estado do Ceará.
Como empresário, Tasso Jereissati atua com maestria, nos segmentos de shopping centers com o Iguatemi Fortaleza, Bosque dos Ipês, na cidade de Campo Grande(MS) e Bosque Grão-Pará, em Belém(PA) – este em construção; Bebidas, com a Solar Coca-Cola – empresa com atuação em 12 estados brasileiros; e Comunicações, com o Sistema Jangadeiro de Comunicação.
Presidente do Líbano é recepcionado por Tasso Jereissati
A convite do presidente Fernando Henrique Cardoso, da República Federativa do Brasil, o presidente Elias Hraoui, da República Libanesa, realizou visita oficial ao Brasil entre os dias 1∞ e 10 de setembro de 1997, acompanhado de sua mulher, Mona Hraoui, e da delegação de altas autoridades ministeriais e administrativas.
Durante sua estada, o presidente Hraoui visitou Brasília, nos dias 2 e 3 de setembro, e, em seguida, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Foz do Iguaçu e Fortaleza.
O presidente Elias Hraoui, em seu nome e em nome de sua delegação, agradeceu ao povo e ao Governo brasileiro pela amabilidade e pela recepção fraternal a ele dispensada durante a visita.
Em Fortaleza, o presidente Haroui e sua comitiva foram recepcionados pelo governador Tasso Jereissati e pela comunidade libanesa na sede do governo cearense.